Radio Gospel Yeshua

Pr Ozeias Feitosa

IEQ

História da Igreja Quadrangular

Uma Jovem Missionária chamada Aimee Semple Mcpherson, na cidade de Oakland, Califórnia. Em julho de 1922, estava pregando numa grande tenda de lona, onde as multidões se espremiam e incapazes de encontrar lugar debaixo da lona.
Naquela noite a mensagem era sobre a Visão de Ezequiel.
Diz Aimee: minha alma curvava-se reverente, meu coração vibrava, pois a história ardente dessa visão celestial parecia encher e permear não só o Tabernáculo, mais toda a terra. Nas nuvens do céu que se dobravam e desdobravam em glória chamejante, Ezequiel contemplara o ser cuja glória mortal algum pode descrever. Enquanto fixava a maravilhosa revelação do ONIPOTENTE, ele percebeu quatro rostos, de Homem, de Leão, de Boi e de Águia.
Na face do leão, contemplamos aquele que batiza com o Espírito Santo e com Fogo. A face do Boi tipifica aquele que carrega os fardos, que levou sobre si todas as nossas fraquezas e enfermidades. Na face da Águia, vemos refletida as visðes arrebatadoras do Rei vindouro. Na face do Homem contemplamos o Salvador, o Homem de dores, que sabe o que é padecer, morrendo na cruz pelos nossos pecados. Este é um Evangelho perfeito, completo, para o corpo, alma, espírito e para a eternidade, um Evangelho que olha diretamente e ao mesmo tempo em quatro direções.
A tenda toda foi envolvida enquanto eu expunha este aspecto da Palavra de Deus. Era como se cada alma ali estivesse em sintonia com o ritmo da música celestial, nasceu em meu íntimo uma melodia que parecia tocar e ser sustentada sobre quatro cordas vibrantes e trêmulas, enquanto eu refletia sobre a visão do profeta Ezequiel. Fiquei parada por um instante e escutei, agarrada ao púlpito, quase sacudida por esplendor e alegria. Brotaram então do fogo ardente do meu coração as palavras: EVANGELHO QUADRANGULAR.

No mesmo instante o Espírito deu o testemunho. Ondas, Vegalhões, Oceanos de louvor varreram a audiência, que foi arrebatada pelos ventos impetuosos do reavivamento do Espírito Santo de Deus operava de tal forma que toda a multidão estava atônita ao ver o Senhor operando, a mensagem Espírito Santo.
Aqui temos um resumo de que maneira se iniciou a Igreja do Evangelho Quadrangular.
Resumo retirado do livro Aimee sua Vida e sua Obra
Símbolos e Cores da Quadrangular
O Evangelho Quadrangular está descrito em toda a Bíblia, desde os primeiros livros da Bíblia. Ele está prefigurado nas cores e móveis do Tabernáculo, cujo modelo e planta Moisés recebeu de Deus:
•          Altar quadrado para as ofertas de sacrifício: Êx. 27:1
•          No Castiçal: Êx 25:31
•          Altar de queimar incenso: Êx 30:34
Outras referências às cores do Evangelho Quadrangular:
Ex. 25:4; 28:5; Nm 4:13; II Cr 2:7; 3:14; Is 1:18 (onde se fala que carmesim é vermelho ou escarlate).
Quadro Resumo da Visão de Ezequiel (Ezequiel 1)
No capítulo 1 de Ezequiel, os 4 rostos vistos representam 4 aspectos da vida de Cristo associados aos 4 evangelhos:



ORDEM VISãO
ROSTO
EVANGELHO
JESUS é
SíMBOLO
COR
1a
Homem
Jesus Cristo o Salvador
Lucas aos Gregos
Filho do Homem
Cruz - Salvação
Escarlate ou Vermelha ou Carmesim
2a
Leão
Jesus Cristo o Batizador no Espírito Santo
João a todos os Crentes
Filho de Deus
Pomba - Espírito Santo
Ouro ou Amarela
3a
Boi
Jesus Cristo o Médico
Marcos aos Romanos
Servo
Cálice - Cura Divina
Azul Claro ou Azul Celeste
4a
Águia
Jesus Cristo o Rei que há de Vir
Mateus aos Hebreus
Rei
Coroa - Segunda Vinda
Púrpura ou Roxo


Igreja Quadrangular no Brasil
Em 1946, Hermínio Vasquez e Harold Edwin Willians vieram ao Brasil, oriundos da Bolívia. Entraram por Porto Velho (Rondônia) e foram para Manaus e Belém. Continuaram viagem até Santos, São Paulo e Poços de Caldas (MG).
Em 1951, veio de volta ao estado de São Paulo, em São João da Boa Vista. Iniciou-se aí a primeira igreja no Brasil do Evangelho Quadrangular, com o nome de Igreja Evangélica do Brasil, ramo da Igreja do Evangelho Quadrangular mundial.
Harold Edwin Willians foi o fundador da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil (IEQ). Nasceu em Hollywood (sendo anteriormente ator de filmes de cowboys), Estados Unidos, no dia 27 de novembro de 1913. Fundou a IEQ em 1951.
Em 1953 a denominação passou-se a chamar Cruzada Nacional de Evangelização.
Em 1955 passou a se chamar Igreja do Evangelho Quadrangular.
IEQ Curitiba, em 1955.
Ponta Grossa em 1958.
Florianópolis (SC), Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro, em 1956.
Anápolis (GO) e Manaus (AM), no ano de 1959.        

Estrutura da Igreja
Igreja do Evangelho Quadrangular - Cruzada Nacional de Evangelização
Fundada em São João da Boa Vista - SP a 15 de novembro de 1.951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel Pastor Harold Edwin Willians, auxiliado pelo Pastor Jesus Hermirio Vasquez Ramos. O primeiro natural de Los Angeles-EUA e o segundo natural do Peru.
A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas ,junto com uma escola de inglês indo depois para São João da Boa Vista onde foi construído pelos fundadores um pequeno templo.
Em 1.952 vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelísticas a convite de um pastor da igreja Presbiteriana do Cambuci e pouco tempo depois foram para uma tenda de lona no mesmo bairro vindo a seguir para o bairro da Água Branca, dali saindo para o salão da rua Brigadeiro Galvão, 713. A tenda passou então a viajar pelo estado de São Paulo como a tenda número um, nos salões da rua Brigadeiro Galvão as senhoras da igreja começaram a ajudar um irmão que havia trabalhado muito tempo com um circo e que as ensinou a costurar tendas. As tendas compradas ou fabricadas na própria igreja saíram peregrinando e em cada novo local, Casa Verde, Americana, Limeira, Vitória, Curitiba e vários outros, numa onda contagiante, o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que se constituia em uma nova igreja. Na década de sessenta já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner estabeleceu-se a meta de levar a mensagem à cada capital de estado sendo depois espalhada nos outros municípios. As tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. O final da década de setenta e a de oitenta foram marcadas além do evangelismo dinâmico pela construção de grandes e belos Templos.
Em 1.997 já contávamos com 5.530 Igrejas e Obras Novas (que estão funcionando em 2.026 Templos , 1.778 Salões, 1.726 Tabernáculos de madeira).
•          Ministério
Membros totais: 15.023 (5.951 mulheres)
Ministros Aspirantes: 1.488
Obreiros Credenciados
•          Diáconos - 38.000
•          Membros - Aproximadamente 1.220.000.
•          Presidente - Rev. Mário de Oliveira - Eleito em 30/03/96
A Quadrangular Hoje
A Igreja Quadrangular Internacional está hoje em 91 Países.
Desde 1.944 o sol brilha ininterruptamente sobre a bandeira Quadrangular pois ela está em todos os continentes.
A Igreja brasileira tem nove missionários em sete desses países.
40 Institutos Teológicos Médios e 100 Institutos básicos (com 4.500 alunos e 1.200 Professores).
Uma escola por correspondência e um curso intensivo para pastores CATEP.
Uma Editora e Publicadora Quadrangular George Russell Faulkner (situada em São Paulo- SP).  

Fundadora: Aimee Semple McPherson

Nome: Aimee Semple McPherson
: 09 de Outubro de 1890
: 27 de Setembro de 1944
•          Local do Nascimento: Ontario (Canadá)

O nome Evangelho Quadrangular veio de uma revelação à fundadora da igreja, Aimee Semple McPherson, em 1922, enquanto pregava para cerca de 8 mil pessoas. Cada um dos 4 evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) possui uma revelação específica do caráter de Jesus Cristo e de sua obra. Cada um dos escritores dos evangelhos, escreveu para alcançar a um povo específico.
O texto sobre o qual Aimee Semple McPherson pregava naquela noite do verão de 1922 era Ezequiel 1:4-10.
Aimee Semple McPherson nasceu no Canadá, no dia 9 de outubro de 1890. Era da Igreja Metodista, no entanto quando criança, vivia distanciada de Deus, como a maioria das crianças da época. Converteu-se aos 17 anos de idade, e casou aos 18 anos com Roberto Semple, seu pai na fé. Ambos pegaram malária na China, em missões, mas Roberto Semple morreu da doença. Tiveram uma filha, de nome Roberta, e ambas voltaram para a América.
Casou-se novamente com Harold McPherson, homem que não gostava de missões. Teve mais uma filha e achou que podia dedicar-se à família. Caiu enferma. Estava à beira da morte quando o Senhor perguntou a ela: "Vai pregar agora ou não?" Ela respondeu: "Sim, vou pregar." Em 15 dias estava totalmente curada.
Aimee começou seu ministério em 1915, contando então com 25 anos.            

Credo Social
Uma corporação Interdenominacional em espírito, evangélica na mensagem, internacional no projeto, composta pela união de fiéis cristãos que se congregam para a promoção da causa do evangelismo no mundo e pregação do Evangelho Quadrangular do reino: JESUS SALVADOR, BATIZADOR, MÉDICO E REI QUE VOLTARÁ.
Cremos que a bíblia Sagrada é a palavra do Deus Vivo, Verdadeiramente imutável, firme, inabalável, como o seu autor o Senhor JEOVÁ; que foi escrita por santos homens de Deus do passado, movidos pelo ESPÍRITO SANTO e por ELE inspirado; que ela é uma lâmpada acesa para guiar os pés de um mundo perdido, desde as profundezas do pecado e tristeza até as elevações da honradez e da glória; um espelho claro que revela um SALVADOR crucificado;uma linha de prumo a tornar reta a vida de cada indivíduo ou comunidade; uma afiada espada de dois gumes para convencer do pecado e maldade; um forte elo de amor e ternura para os arrependidos a CRISTO JESUS;um bálsamo de Gilead, sob o sôpro do ESPÍRITO SANTO, que pode curar e vivificar todo o coração desfalecente; único sustentáculo verdadeiro da comunhão e unidade cristã; apêlo de amor de um DEUS infinitamente amantíssimo e da ira e retribuição que cairá sobre os desalentos; uma seta apontada para o céu; um sinal de perigo que adverte quanto ao inferno, o divino, supremo e eterno tribunal por cujos padrões todos os homens, nações, credos e argumentos serão julgados


Nenhum comentário:

Postar um comentário